De certo modo, esta é a essência de todos os rituais Wiccanos, e certamente a única parte indispensável. Os rituais Wicca são realizados com uma harmonização com a Deusa e o Deus; prosseguindo-se o cerimonial. Objetiva-se despertar consciência ritual, visto que rituais ao ar livre raramente precisam de tanta invocação uma vez que os Wiccans já estão cercados pelas manifestações naturais das deidades.
O termo "invocação" refere-se a orações ou versos orais, mas podem também consistir de música, dança, gestos e canções, visando proteção.
Sinta-se à vontade para utilizá-los quando criar seus próprios rituais, mas lembre-se de que as invocações espontâneas são geralmente mais eficazes do que muitas das antigas orações. Se você escreve suas próprias invocações, pode desejar incorporar um verso. A rima também acessa o inconsciente, ou mente psíquica. Ela entorpece nossa mente social, material e intelectual e permite que ingressemos na consciência ritual.
No momento da invocação propriamente, não se preocupe quando cometer algum erro. Retome as palavras e prossiga.
A invocação abrir sua mente e espírito à Deusa e ao Deus. O ritual, via de regra, se inicia com uma invocação pura e de coração aberto para estabelecer o contato com as deidades e às forças interiores que habitam em todo ser vivo, despertando nossa consciência para nossa essência inviolável, intransmutável: nosso elo com Os Antigos.
Pratique a invocação da Deusa e do Deus, não apenas em ritual como também diariamente durante sua vida. Lembre-se: a prática Wiccana não se limita às Luas Cheias e aos Sabbats - é um completo estilo de vida.
Os poderes por trás de todas as deidades são um só. Eles residem em todos os humanos. Isso explica o porquê de todas as religiões serem semelhantes em sua essência, e o porquê funcionam para seus respectivos seguidores. Se apenas um modo de acessar a Deidade fosse possível, haveria apenas um ideal religioso.
A idéia de que o Deus e a Deusa possam habitar o interior de cada ser humano não o tornam um Deus. Embora nossa alma possa transcender o infinito no tempo e espaço, não somos parecidos com "os primeiros", ou " os imortais" que conferiram todas as dádivas. Os Deuses, desde os primórdios da existência, nos concederam a chuva, a terra, o alimento, o sol, o dia e a noite - os pequenos povoados começaram a dar graças à natureza por estas dádivas da vida, que sem estas, não estaríamos aqui.
Chame pela Deusa e pelo Deus com amor e sinceridade, e seus rituais serão abençoadamente bem-sucedidos.
Bibliografia: CUNNINGHAM, Scott. Guia Essencial da Bruxa Solitária. Tradução de Claudio Quintino. Editora Gaia.
DEDICAR-SE À DEUSA E AO DEUS
O ritual de auto-dedicação não pretende transformá-lo em um Wiccan. Isto acontece com o tempo e devoção e não por meio de cerimônias iniciáticas. Ele é, num senso místico, um passo dado em direção à conexão de suas energias com à da Deusa e do Deus. É um ato verdadeiramente mágico que, quando efetuado de forma correta, pode alterar sua vida para sempre.
Esta auto-dedicação é simplesmente um ritual formal assinalando sua decisão consciente de embarcar num novo modo de vida - pois esta é a essência da Wicca.
É difícil para o iniciante da Arte encontrar referências que sirvam como base à procedimentos rituais como a auto-dedicação. O simples ato de acender uma vela, tomar um pouco de vinho e informar aos deuses de suas intenções é provavelmente o melhor tipo de ritual de auto-dedicação: simples e sincero.
Este ritual está aberto a todos que o desejem utilizar. Contudo, antes mesmo de cogitar dedicar-se às deidades, certifique-se de suas intenções, e de que tenha estudado a Wicca o suficiente para saber que será o caminho certo para você. Isto significa estudo contínuo.
Familiarize-se com a Wicca o mais que puder. Apesar de alguns autores sentirem que sua tradição é a única verdadeira, não permita que isso desestimule a ler outros livros. Igualmente, não aceite qualquer coisa que ler só porque está impressa num livro. Tire suas próprias conclusões.
Observe e "sinta" a natureza. Ouça a música da natureza, vá a um local onde o vento sopre por entre as folhas e os troncos das árvores. Ouça o borbulhar da água sobre pedras ou batendo contra um litoral rochoso. Direcione sua audição ao miar de um gato solitário saudando a alvorada. Celebre as estações e as fases da Lua com rituais. Permita que suas emoções sejam tocadas - sua decisão de ingressar na Wicca não deve basear-se apenas em seu intelecto ou em suas emoções; deve haver um equilíbrio entre ambos.
Sozinho, medite sobre o que espera atingir com a Wicca. Isto pode englobar realização espiritual, um relacionamento mais profundo com a Deusa e com o Deus, percepção de seu espaço no mundo, poder para ordenar sua existência, habilidade para sintonizar-se com as estações e com a Terra, e assim por diante.
Os Wiccans não ganham a vida com a Wicca. Uma vez que a Wicca não aceita proselitismos, não possui uma figura central, templos ou organizações, podemos começar a imaginar o que podemos fazer por ela.
Há muito com o que podemos contribuir. Não apenas com nosso tempo, energia, devoção, mas também com coisas mais concretas,
Por quase uma década, separei jornais velhos, garrafas e latas de alumínio do meu lixo. Assim estou ajudando a preservar as reservas naturais da Terra.
Respeitar a natureza é reverenciar a Deusa e do Deus.
Tudo o que fizer pela Terra ou pelas criaturas que nela vivem, você faz para a Wicca.
UM RITUAL DE AUTO-DEDICAÇÃO
"Prepare-se enchendo uma banheira com água morna. Acrescente uma colher de sopa de sal e algumas gotas de óleo aromático, como sândalo.
Caso não possua uma banheira, utilize uma ducha. Encha uma esponja de banho com sal, acrescente algumas gotas de essência de óleo e esfregue seu corpo. Se estiver praticando este ritual num rio ou no mar, banhe-se nele se desejar.
Enquanto se banha, prepare-se para o rito que se seguirá. Abra sua consciência para níveis mais elevados de percepção. Respire fundo. Limpe sua mente bem como seu corpo.
Após banhar-se, enxugue-se e vista-se para a jornada. Vá a um local silvestre onde saiba que estará seguro. Deve ser um lugar confortável onde você não será perturbado por outros, uma área onde os poderes da Terra e dos elementos estejam evidentes. Pode ser o topo de uma montanha, uma caverna ou uma garganta deserta, talvez um bosque denso, uma escarpa rochosa sobre o mar, uma ilha tranqüila no centro de um lago. Até mesmo um recanto isolado de um parque ou jardim pode ser utilizado. Recorra a sua imaginação para encontrar o local.
Você não precisará de nada além de um pequeno frasco de essência de óleo de aroma rico. Sândalo, olíbano, canela ou qualquer outro serve. Ao chegar ao local de dedicação, tire seus sapatos e sente-se em silêncio por alguns momentos. Acalme seu coração se se tiver cansado durante a jornada. Respire fundo para voltar ao normal, e mantenha sua mente livre de pensamentos confusos. Abra-se às energias naturais ao seu redor.
Quando estiver calmo, erga-se e apoie-se lentamente em um pé, observando o local ao seu redor. Você está buscando o local ideal. Não tente encontrá-lo; abra sua consciência para ele. Quando o tiver descoberto (e você saberá quando), sente-se, ajoelhe-se ou deite-se de costas. Coloque o óleo sobre a Terra ao seu lado. Não se levante - entre em contato com a Terra.
Continue respirando profundamente. Siga as energias ao seu redor. Chame a Deusa e o Deus com os nomes que melhor se aprouverem, ou utilize a seguinte invocação. Memorize as palavras antes do rito, para que sejam proferidas naturalmente, ou improvise:
Ó Deusa Mãe,
Ó Deus Pai,
Respostas a todos os mistérios e ainda sim mistérios não resolvidos,
Neste local de poder eu me abro
À sua Essência.
Neste local e a este tempo eu me modifico;
Daqui por diante sigo o caminho da Wicca.
Dedico-me a Vocês, Deusa Mãe e Deus Pai.
(descanse por um momento, em silêncio, quieto. Continue a seguir:)
Eu inalo suas energias em meu corpo, mesclando, misturando,
Unindo-as à minha,
Para que perceba o divino na natureza,
A natureza no divino,
E a divindade dentro de mim e de tudo o mais.
Ó Grande Deusa,
Ó Grande Deus,
Torne-me um em Sua essência
Torne-me um em Sua essência
Torne-me um em Sua essência.
Você poderá sentir-se pleno de poder e energia, ou calmo e em paz. Sua mente pode estar rodopiando. A Terra sob seu corpo pode vibrar de energia. Animais silvestres, atraídos pela ocorrência psíquica, podem agraciá-lo com sua presença.
Seja lá o que aconteça, saiba que você se abriu e que a Deusa e o Deus o escutaram. Você deverá sentir-se diferente por dentro, em paz ou simplesmente poderoso.
Após a invocação, molhe um dedo com o óleo e marque estes dois símbolos em algum ponto do seu corpo (*). Não importa onde: pode ser peito, testa, braços, pernas, qualquer lugar. Enquanto unta seu corpo, visualize esses símbolos penetrando em sua carne, brilhando enquanto entram em seu corpo, e a seguir, dispersando-se em milhões de pequeninos pontos de luz.
A auto-dedicação formal está encerrada. Agradeça à Deusa e ao Deus por sua atenção. Sente-se e medite antes de deixar o local.
Ao retornar à sua casa, celebre de algum modo especial".
Bibliografia: CUNNINGHAM, Scott. Guia Essencial da Bruxa Solitária. Tradução de Claudio Quintino. Editora Gaia.