Feliz encontro!

Feliz encontro!
Navegue no menu lateral, os textos estão em ordem.

28 de set. de 2014

Texto 28 - Wicca: Cuidados ao Começar


Muitas das pessoas que me escrevem têm uma só indagação: “Como eu me transformo em Wiccaniano? “

O primeiro passo é a informação correta: ler um bom livro básico e receber informações simples, mas vitais para você saber se a bruxaria é seu caminho.

Mas algumas pessoas me escreveram contestando isso: dizem que bruxaria é vivência, então não querem ler, querem logo fazer feitiços...

Escrevo agora para alertar que essa postura é tola e perigosa. Tola porque ninguém pode por em prática o que nunca aprendeu e, na falta de uma bruxa iniciada para conduzir vocês, o que é o caso da grande maioria, o papel dos livros é vital. Os livros não transformarão vocês em bruxos em passes de mágica, mas sim darão algumas informações para que vocês aprendam a distinguir quem é wiccaniano e quem não é.

Essa postura de já se considerar um “grande bruxo” ou alguém que é muito entendido em wicca só porque leu meia dúzia de sites na rede, dispensando o estudo, cria o perigo de colocar vocês nas garras das centenas de exploradores do interesse pela Wicca que estão surgindo por ai. Vou mencionar alguns tipos de farsantes e suas armadilhas, para alertar sobre eles.

1- O ESPECIALISTA EM TUDO - Esse é o cara que chega se dizendo um especialista em muitos caminhos mágicos: thelema, rosacruz, umbanda, magia cigana, candomblé, cabala - ou a dita “alta magia”, e usa argumentos como “é tudo a mesma coisa, eu sou wiccaniano legitimo, mas misturo todas essas coisas”. Fuja das misturecas! Sacerdotes e sacerdotisas wiccanianos praticam exclusivamente sua religião. Sempre desconfie de quem quando você quer aprender wicca adora entupir você com mil informações sobre outros caminhos. Geralmente é um farsante procurando adeptos por fins financeiros e outros, que não ensinam wicca simplesmente porque não a conhece.

2- OS ESOTERISMOS MISTURADOS - Embora seja possível utilizar um sem número de conhecimentos esotéricos e científicos na wicca - florais, cromoterapia, cristais, astrologia, eles não constituem praticas wiccanianas isoladamente. Assim, não existe “dança do ventre wicca”, “wicca esotérica”, “wicca holistica”, “wicca cigana” isso são meras enganações. A Wicca é uma só, embora comporte muitos modos diferentes de prática. Cito esses exemplos porque já vi muitos anúncios contendo essas farsas.

3. “O BRUXO HÁ DECADAS” - Está se tornando muito comum pessoas que são benzedeiras, umbandistas, ciganos etc, se dizerem bruxos há décadas. Podem até ser, segundo suas concepções dessa palavra, mas não são wiccanianos. Desconfie sempre que vc perguntar a alguém que se diz um “grande bruxo” se ele responder que tem mais de 15 anos de pratica de wicca e nunca morou fora do Brasil. Geralmente vc estará diante de um perfeito mentiroso, cuidado com ele. Claro que não podemos generalizar, há exceções, mas os engodos são muito comuns.

4- AS ESCOLAS DE BRUXARIA FALSAS - Não, não existe a Hogwharts (escola do Harry Potter) brasileira, a idéia em si é ridícula. Existem bons cursos de Wicca, mas são dados por pessoas que fazem questão de explicar que JAMAIS SERÃO SEUS INICIADORES SÓ PORQUE VCS FIZERAM UM CURSO. Cursinho com diploma de bruxo no final é simplesmente mentira.

5- FALSOS COVENS. Assim que aprendem sobre wicca, a maioria das pessoas sai em busca de mestres e covens. Ok, achar um coven seria muito conveniente, mas eles são raros ainda. A realidade brasileira é de milhares de novatos para cada coven e é obvio que eles não podem atender todo mundo. Uma falsidade comum é: CURSOS QUE PROMETEM COLOCAR VOCÊ AUTOMATICAMENTE EM UM COVEN. Isso não existe: covens só se formam entre pessoas já conhecidas, que já estão no Caminho Wiccaniano e que unem suas vidas por um profundo laço de amor e respeito. Isso não acontece se vc entra em uma lojinha esotérica e põe seu nome em uma lista. Tambem não existem “cursos covens” (do tipo: “nossa turminha do curso é um coven) e covens não cobram mensalidades altíssimas - no máximo as pessoas dividem as despesas que os rituais acarretam

6- Bruxos que vendem “legitimas iniciações irlandesas a preço de ouro”.. já vi casos de 5000 reais, acreditem! Iniciação não se compra, se obtém em uma profunda vivência ao longo do tempo, e NUNCA há nenhuma quantia de dinheiro envolvida nisso. Aprendam uma coisa: as relações em covens ou com iniciadores nunca são remuneradas.

7- Falsos bruxos que anunciam em jornal coven “só para bruxinhas” ou falsas ordens que recomendam “obediência cega e a doação de seus bens ao coven”. Isso nem precisa explicar muito : exploradores sexuais e financeiros de todos os tipos. Infelizmente farsantes há em todas as religiões.

Por isso meu conselho é: informe-se. Hoje, no Brasil todo, praticamente, existe a ação da Abrawicca - Associação Brasileira de Arte e Filosofia da Religião Wicca.

Procure seu site www.abrawicca.com.br . A Abrawicca promove palestras, cursos sérios, eventos públicos e ainda auxilia na formação de grupos de estudo e círculos de pratica. Também pode ser procurada para denúncias e auxilio se vocês caírem nas garras de enganadores.

Um abraço, muitas bençãos da Deusa dos Dez Mil Nomes

(Texto de Mavesper Cy Ceridwen, Direitos Autorais registrados, proibida a reprodução sem menção da fonte. A violação de direito autoral é crime.)