A Rede Wiccan é como se fosse um código de ética e moral seguida pela maioria dos praticantes, tendo como caminhos qualquer um dos Ramos da Wicca, sejam eles Gardnerianos ou Ecléticos, Diânicos ou Solitários. Fazemos todos parte de um mesmo tronco. A frase "Se não prejudicar ninguém, faça o que desejar" pode ser subdividida nas seguintes Leis:
1) "Faça o que bem entender, desde que não prejudique nenhum ser."
É a partir desta simples frase que somos induzidos a pensar seriamente sobre nossos atos. Sendo a primeira e principal Lei de nosso Código, devemos pensar nela como algo que deve ser levado a sério, para que consequências indesejadas não nos acertem. A partir disso, somos diretamente incaminhados a uma segunda Lei que não deixa de ser de mesma importância:
2) "Seja por magia, seja por ritual, três vezes maior voltará o bem ou o mal."
Por mais simples e direta que seja, esta frase chega a exercer um poder muito maior do que a primeira algumas vezes, já que esta implicará com certeza, em uma consequência três vezes maior em relação à sua ação. Isso quer dizer que caso você faça o bem, este retornará três vezes melhor a você. Caso faça o mal, é melhor estar preparapo para um período horrível de sua vida. Teoricamente esta frase tem sentido confirmado já que energias negativa atrai negativa e positiva atrai positiva. Para que você lance um feitiço negativo, uma carga do mesmo deve estar depositada em você. Sendo assim, você se torna um imã àquelas energias. O mesmo serve para a magia branca. Finalmente podemos concluir que, por menos inteligente que você seja, com certeza você não tentará fazer algo ruim, não é?
3) "Faça o bem, faça o mal, o responsável é o criador do ritual"
Para um bom entendedor poucas palavras bastam. É exatamente o que foi dito. Qualquer coisa que for feita no seu ramo de atividade (por você), será de sua responsabilidade, o que nos leva de volta à segunda Lei que por sua vez, depara-se com a primeira. Não são necessárias muitas explicações....
4) "Está sempre em nossa mão o poder da evolução"
Evoluímos porque queremos ou por que queremos, evoluimos? Duvida simples ou não, tudo está na nossa mão. Todos dizem que devemos aprender com nossos erros e é claro, na Wicca esta regra não poderia faltar. A natureza aprende com os próprios erros. Como somos a natureza, temos que aprender conosco também. A única evolução que se tem na religião da Grande Mãe é a própria. Quanto mais nos tornamos perfeitos, mas próximos estamos Deles, o que nos torna menos vulneráveis ao mundo escuro e mais susceptíveis à beleza no mundo espiritual. Realizamos nossos rituais para entrar em contato direto e harmonia com os Deuses. A partir dos erros cometidos dentro e fora desse círculo de relações, devemos evoluir. Para isso, a quarta regra é aplicada. por mais que estas regras tenham sido criadas, com certeza você não será preso caso infrija alguma delas. A única punição que será dada a você é o próprio peso na conciência em estar fugindo de sua própria essência Divina.