Feliz encontro!

Feliz encontro!
Navegue no menu lateral, os textos estão em ordem.

1 de set. de 2014

Texto 01 - O que é Wicca?


A Wicca é uma religião iniciática e pode ser praticada de forma tradicional quanto de forma solitária. Nas formas tradicionais, os praticantes avançam através dos graus de iniciação da religião e geralmente trabalham em covens. Quando esses praticantes passam pelo ritual de iniciação na religião, ao se apresentarem aos Deuses, se apresentam com o nome dito "mágico" que será de conhecimento dele mesmo e dos Deuses. A iniciação da Wicca corresponde ao mesmo tempo ao sacerdócio. Ou seja, todo wiccano iniciado é considerado um sacerdote ou sacerdotisa, podendo assim realizar e dirigir rituais.

Há também um grande número de pessoas que praticam sozinhas, celebrando os ritos sozinhos e/ou em grupo formado por outros praticantes solitários.

Uma outra característica na Wicca é a celebração de festivais sazonais conhecidos como Sabbats, dos quais ocorrem, normalmente, oito vezes por ano e a celebração de festivais de mudança das luas cheias, que são conhecidos como Esbbats.

A Wicca é também uma religião tipicamente duoteísta, que tem como figuras centrais, uma Deusa e um Deus, que são vistos tradicionalmente como a Mãe tríplice e o Deus Cornífero. Todas as formas de Wicca cultuam A Deusa e O Deus, variando o grau de importância dado ao culto de cada um deles, pois apesar de existirem tradições que cultuam a Deusa com maior ênfase, o culto aos dois com igual dedicação é um ponto forte e mais presente nas crenças da religião devido ao trabalho com equilíbrio entre os Gêneros Divinos, feminino e masculino.

As crenças Wicca variam muito entre as diferentes tradições. No entanto, existem vários pontos em comum entre esses diferentes grupos, que geralmente incluem pontos de vista sobre teologia, vida após a morte, magia e moralidade.

A Wicca é uma religião de origem Xamânica e forte tradição mágica, mas é bom lembrar que

Xamanismo e Magia são técnicas espirituais, isto é, para ser Bruxa não é preciso fazer magia, ou ter poderes paranormais. Muito menos ser vidente ou médium. 

O que diferencia a Bruxa do Mago ou Xamã é a sua devoção pelos Deuses. Xamanismo e Magia são técnicas utilizadas pelas Bruxas, mas não têm nada a ver com a parte devocional da Wicca.

É possível ser bruxa fazendo-se somente os rituais de devoção, sem nunca praticar um único feitiço na vida, mas o contrário não é verdadeiro, pois, se não houver da sua parte um Amor sincero pela energia dos Deuses e harmonia com a Natureza, você pode fazer feitiços dia e noite, mas nunca será uma Bruxa.

Tradicionalmente, as Bruxas podem fazer feitiços recorrendo às energias da Natureza para resolver os problemas práticos da sua vida, bem como para ajudar ao próximo, mas nunca devemos nos esquecer de que o mais importante é a comunhão com as energias da Natureza e o respeito por todos os seres vivos e, em especial, pelos nossos semelhantes.